Você sabe vender ?

Estava conversando com uma amiga estes dias que fez a afirmação da figura ao lado, que me fez pensar no assunto.

Este tipo de pensamento é muito comum principalmente para pessoas que trabalham em áreas administrativas das empresas. Nestas atividades internas parece que não existe necessidade de habilidade de vendas, mas existe e muito.

Você já precisou explicar uma nova idéia para seu gerente, diretor ou colega de trabalho ? Pois é…você estava vendendo.  Vender não é simplesmente empurrar um produto e receber em espécie por isso.

Esta habilidade permeia todas as profissões em que há relações interpessoais. Até na relação de ensino. Não existe um professor ruim. Existe professor que não sabe vender. Existe milhões de maneiras de se dizer (vender) a mesma coisa , é neste ponto que o bom vendedor mostra todas as suas habilidades em sondar, entender para depois falar. Lembro-me claramente quando fazia faculdade que tinha um professor de direito que tinha duas aulas depois do intervalo da sexta-feira à noite, e era a aula com maior presença de alunos.

Um curso de Administração com aula de sexta-feira de direito com alunos interessados?  Não tem nada de errado, simplesmente o professor sabia vender seu conteúdo. Era um do únicos que fazia conexão do conteúdo com a vida real. Enquanto a professora de estatística ficava fazendo a gente ver a probabilidade de jogar um dado pra cima e cair o numero “três”, isso durante seis longos meses.

O professor de direito explicava o código de defesa do consumidor,  como fazer para cobrar cheques devolvidos pelo banco, orientava sobre as formas de constiruição de uma empresa. Enquanto isso na aula de estatística, nunca  a professora levou para a sala de aula uma simples pesquisa de satisfação de clientes, para que analisássemos. Ficamos calculando a probabilidade dadinhos durante meses.

Vendemos nossas idéias, nossa imagem, no trabalho, na faculdade, e com a familia. Sob essa ótica, imagine o número de vendas que você faz por dia.

Você vende, eu vendo e todos vendemos.

Anúncios